quarta-feira, 22 de abril de 2009

Kefir

Kefir é uma bebida feita de leite fermentado em temperatura ambiente, entre 10ºC e 25ºC, por uma colónia de lactobacilos e leveduras conhecida como kefir ou "grãos de Kefir". Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do séc. XX.
O metabolismo da colónia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.
O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o Kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos na sua colónia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparação de diversos produtos como o pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, etc).
Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais activos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente. Para fazê-la é bastante simples, podendo ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte. Deve-se utilizar no seu manuseio, instrumentos não metálicos, dada a possível reacção do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15°C até 40°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10ºC o Kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser fazer um período sem utiliza-lo, guarde-o num frigorífico.

Esta informação foi-me dada pela Flor

Tomo kefir uma vez dia.

5 comentários:

Fada disse...

Já consumi muito, normalmente bebia-o ou misturava com banana esmagada. :)

Gosto do sabor, sendo apenas um pouco mais ácido que o iogurte natural.

Mas agora não tenho, morreu...

Beijitos e desculpa as ausências...

MIMI disse...

tenho um bocadinho de medo do que isso me possa causar.. mas játinha ouvido falar e até tenho curiosidade mas não consigo arranjar para exprimentar fazer o "iogurte"... mas acima de tudo tenho medo!!! sei que parece parvo mas ao ler o teu post até percebi que com atanto microrganismo até poderá fazer á flora intestinal e se for com leite magro "fabrico iogurtes" magros né??

beijoca grande

Larose disse...

lol....eu faço com leite magro, é um cadito mais azedo que um iogurte!

Ogre disse...

Brrrlll na posso beber, é contra a minha religião.

Larose disse...

Jura!!!!!!! Não acredito ...um ogre susceptível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...