quinta-feira, 30 de abril de 2009

Maios à porta







Já me ía esquecendo ....hoje é dia de meter maios à porta de casa!

A ver se não me esqueço de surripiar uns logo à noite no caminho para casa ....

P.S. já surripiei um cadinho de maios, e já aqui está documentado com foto.

Aqui no Norte deve-se colocar maio à porta na noite de 30 para 1 de maio para enchotar o diabo. A hist´ria é maior, a minha avó contava, mas já não a sei toda!

ESTÁ AQUI A HISTÓRIA COMPLETA ....fui buscá-la à net

Na noite de 30 de Abril para 1 de Maio o "demónio" anda de porta em porta para descobrir as moças preguiçosas e estas revelam-se por não fazer as lindas coroas de flores para porem às portas ou nas fachadas das suas casas como sinal de "aqui há moça casadoira".
Toda a rapariga deve dizer "não" à visita do demo e automaticamente dá o sinal de que ali há um bom partido para o futuro lar. Se não tem tempo para fazer um maio artístico, um simples ramo de giesta em flor tem o mesmo significado. Durante a noite as raparigas escondem-se atrás das janelas para ver os seus pretendentes.

Os rapazes por sua vez procuram "roubar" o maio àquela que já lhe tocou na alma. Assim, noite fora, uma juventude cheia de alegria e coragem vai procurar o maio da sua amada, o que por vezes não é fácil, pois, de propósito, o maio, é atado com artimanhas ou colocado em lugar de difícil acesso. É neste simples acto que se vê a coragem do seu pretendente

http://www.cm-vilaverde.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=37&Itemid=44&date=2009-05-01

7 comentários:

Didas disse...

Já é o segundo sítio onde leio isto e não sei o que é!

Larose disse...

já surripiei um cadinho e actualizei o post ....

Kok disse...

Nã! Eu nã vou fazer nada disso.
O meu maior receio é que alguém me apareça de faca em punho e me corte a goela.
Isso sim, é que seria uma pena!!!!
Bj.

Piloto Automatico disse...

Quando morei no Ribatejo a minha ex contaminou-me com uma pantomina desse género chamada "dia da espiga", salvo erro uma quinta feira por esta altura do ano. Nessa versão tinha que se pendurar atrás da porta de casa durante 1 ano, um molhinho atado com uma papoila, uma espiga, um raminho de não-sei-o-quê, com não-sei-que-mais e ainda com mais qualquer coisa (não me lembro dos ingredientes todos), onde cada um significava algo, por exemplo a espiga significa a farinha (para fazer/ter pão), a papoila significa a fertilidade (para ter filhos, ou não!)...
Vê-se bem pela torrada bezuntada de manteiga que comi ao peq. almoço, sem interferências a ler o meu jornal, o quanto eu ligo a isso. Definitivamente não sou dado a paganismo.
Bjs
F

Larose disse...

Kok ....a tua goela ......nunca na vida, é sagrada ...ihihih

Piloto, paganismo?????? Fixe!!!!!!!!!

Há muitas lengalengas ..... e eu acho piada promover e manter a nossa cultura...... é raro o ano que me lembre no dia certo .... este ano não!
E tunga, cá tenho eu os maios à porta, logo tiro ... porra já na sei quando sai ...se é logo ou quando estiver tudo murcho!

Smootha disse...

Normalmente sai quando está murcho, mas quem sou eu para cagar bitaites nesta área... LOL
Desculpa, não resisti!

Larose disse...

.... tava a ver que não havia uma alminha que resistisse!
Tinhas que ser tu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...